Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Comissão Própria de Avaliação divulga relatório com resultados da autoavaliação institucional 2020

resultados autoavaliacao 2020

No intuito de conhecer a percepção da comunidade universitária acerca do desempenho da Unifesspa no cumprimento de sua missão institucional, a Comissão Própria de Avaliação (CPA)  realizou, entre os meses de julho a setembro do no passado, uma pesquisa de autoavalição juntos a comunidade universitária.

Participaram da autoavaliação os servidores (docentes e técnico-administrativos em atividade nos períodos letivos de 2020), e os discentes dos cursos de graduação e pós-graduação (lato e stricto sensu com matrícula nos períodos letivos de 2020), por serem os sujeitos que cotidianamente estão envolvidos com as políticas e infraestrutura institucional. Com o resultado desta pesquisa em mãos, a CPA produziu o Relatório de Autoavaliação Institucional 2020-2021

Considerando a interrupção das atividades acadêmicas e administrativas da Unifesspa em 2020 em virtude da pandemia do novo coronavírus deflagrada pela Organização Mundial de Saúde em março do mesmo ano, o calendário letivo 2020 foi postergado com encerramento somente em agosto de 2021. Por esta razão, a Comissão Própria de Avaliação da Unifesspa apresenta neste documento dados de atualização institucional produzidos no ano de 2021 referentes ao calendário acadêmico 2020, optando por ajustar o ciclo trienal do relatório ao ano letivo da instituição.

No relatório de autovaliação, a CPA adotou duas estratégias para contribuir ainda mais com o processo de planejamento das unidades da Unifesspa. A primeira delas foi a reformulação do questionário, com perguntas que fossem mais próximas da realidade de institutos, faculdades e unidades administrativas. A segunda novidade é adoção da ferramenta dinâmica de consulta dos resultados “Google Data Studio”, que possibilitará a filtragem das respostas por curso, instituto, cidade, pró-reitor​i​as, secretarias ou órgão suplementares, podendo também selecionar o público entre estudantes, professores e técnicos, gerando gráficos em cada filtro.

O relatório completo está disponível aqui!

Já o Google Data Studio com os resultados estão disponíveis no seguinte link:

 https://datastudio.google.com/s/ncHgcB5pNdM

"Os resultados revelam que a Unifesspa promoveu ações de ensino, pesquisa e extensão coesas com a produção, sistematização e difusão de conhecimentos filosóficos, científicos, artísticos, culturais e tecnológicos na perspectiva da construção de uma sociedade justa e democrática e do avanço da qualidade de vida. Neste sentido, considera-se que a Universidade, mesmo com todas as dificuldades orçamentárias dos últimos anos e as restrições impostas pela pandemia, vem conseguindo cumprir com sua missão institucional segundo mais de 90% da comunidade pesquisada", explica Edson dos Anjos, presidente da comissão. 

Ainda de acordo com Edson, outro importante aspecto que se destacou, segundo os dados coletados na autoavaliação, foi o reconhecimento da busca da universidade por alternativas para suprir a falta de recursos. Nos últimos anos, o repasse de verbas à Instituições de Ensino tem diminuído progressivamente. Na contramão destes cortes, a Unifesspa tem expandido cursos de graduação e pós-graduação, assim como sua infraestrutura. Para garantir que essa expansão aconteça, a gestão institucional tem buscado parcerias com governo do estado e municípios do Pará, além de buscar apoio de parlamentares na destinação de emendas. Esse aspecto foi apontado positivamente por quase 80% do público participante da pesquisa

"Contudo, obstante a expansão da Unifesspa, há uma realidade de insuficiência de servidores apontadas no autoavaliação. Mais de 90% da comunidade acadêmica respondeu que o número de servidores não supre às necessidades da institucionais o que demonstram claramente que o quadro funcional está muito distante do quantitativo necessário para atender as demandas acadêmicas e administrativas da instituição", finaliza. 

registrado em:
Fim do conteúdo da página